segunda-feira, 28 de julho de 2008

Cursos Populares

Cursos Populares - 800 vagas para pessoas de baixa renda Movimento Humanista, representado pelo Instituto da Não-Violência, oferece oportunidade de cursos populares para pessoas de baixa renda em vários pontos da cidade de São Paulo (Jabaquara, São Joaquim, Vila Santa Catarina, República/Sta Cecília). Inscrições para até a 2º semana de agosto ou enquanto durarem as vagas. Não é cobrado mensalidades e tampouco material didático, apenas contribuição única de R$ 60,00.


Cursos Oferecidos: Inglês Básico I e II, Espanhol Básico I e II, Montagem de Microcomputadores, Contabilidade Básica, Departamento Pessoal e Preparatório para Concurso.



Inscrições às quintas (18h às 20h) e sábado(10h às 12h)



Endereço: R. Dr Cesário Mota Jr, 429 Sta Cecília - Próx. ao Makenzie



Informações:

http://www.humanista.siteonline.com.br/



Contato com a imprensa:

Cristiane (11)9691-6925

mhtml:%7B4B5B0C6A-0CBC-4275-B580-B11894735055%7Dmid://00001356/!x-usc:mailto:cricaprudenciano@gmail.com





HISTÓRICO DO PROJETO



Foi em 1998, com espírito de fomento à organização comunitária que surgiu a primeira escola popular, um cursinho pré-vestibular, com 50 estudantes de baixa renda oriundos do bairro do Glicério, zona central de São Paulo. As aulas foram ministradas por estudantes da Universidade de São Paulo e da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, em caráter voluntário, em espaço cedido no bairro da Vila Mariana. Em 1999 a iniciativa tomou corpo e foram formados novos núcleos nos bairros da Liberdade, Santa Cecília e na cidade de Osasco. Em 2000, estávamos presentes em 9 bairros e outras duas cidades paulistas, Carapicuíba e Itaquaquecetuba, e em alguns bairros também do estado do Rio de Janeiro.



Em 2001,iniciou-se a diversificação dos cursos incluindo novas turmas de idiomas e informática. Dois anos mais tarde também foi adicionado o curso preparatório para concursos públicos. A partir de 2003 foi adotado o modelo de franquia social como forma de sistematizar novas aberturas de escolas populares e aumentar o impacto social do projeto. Atualmente alguns desses núcleos se firmaram e outros se extinguiram, enquanto outros novos foram surgindo, e o projeto foi se aprimorando. Hoje temos escolas populares com projetos em andamento ou em fase de implementação em 10 bairros da cidade de São Paulo. Vale a pena citar que a iniciativa brasileira foi copiada por voluntários do Chile e do Peru.



OBJETIVOS:



A curto prazo - educar mil jovens de baixa renda da periferia e subúrbios dos grandes centros urbanos, democratizando o acesso ao ensino superior e gerando novas alternativas e opções de trabalho.



A médio prazo - criar 100 núcleos de educação popular que difundam e ensinem a não-violência como tática de transformação social.



A longo prazo - realizar uma profunda transformação social, psicológica e cultural nas comunidades carentes através da educação e através da não-violência ativa.



CURSOS OFERECIDOS



Preparatório para Concursos PúblicosNível de 2° Grau com disciplinas básicas: Português, Matemática e Direito. Inglês e Espanhol Básicos I e II Curso embasado em conversação e escrita e focado no ambiente de trabalho em escritórios.



Curso de Contabilidade Ingressar os alunos ao mercado de trabalho ou para quem já trabalha ter um conhecimento maior na área contábil. Teoria Contábil, Contas Patrimoniais e Contas de Resultado, Plano de Contas , Método de Partidas Dobradas , Relatórios ( Razão, Balancete , Balanço, DRE) , Imobilizado , Depreciação , Fiscal, Folha de Pagamento , Custos . Curso de Departamento Pessoal Ingressar os alunos ao mercado de trabalho ou para quem já trabalha ter um conhecimento maior na área de departamento pessoal.



Conteúdo Programático: Admissão de Funcionários , Contrato de Trabalho, Férias, 13º salário, Hora Extra, Rescisão de Funcionários , Cálculo de INSS , FGTS, IRRF , Adicional Noturno , Periculosidade , Insalubridade , etc. OBSERVAÇÕESDiversos núcleos em São Paulo - Com vagas disponíveis: República/Santa Cecília, São Joaquim, Jabaquara, Vila Santa Catarina. Não cobramos mensalidades e tampouco material didático. Os professores voluntários disponibilizam o material didático a ser utilizado no curso, o qual será reproduzido por meio de xerox ou impressões conforme o acordado no núcleo para que possam adquiri-lo a baixo custo.



INSCRIÇÕES



É necessário comparecer no local das inscrições levando xerox do RG e contribuir com apenas R$ 60,00 e nada mais. A inscrição é confirmada através de depósito bancário na conta do Instituto da Não-Violência. Os dados bancários são passados após uma palestra explicativa sobre o projeto.



Obs.: contribuição pode ser facilitada conforme avaliação sócio-econômica e aqueles que não puderem contribuir podem obter isenção desde que se comprometam a ajudar na organização do núcleo de educação popular onde estiverem estudando.



As inscrições são realizadas somente às quintas-feiras das 18h às 20h e aos sábados das 10h até 12h até 2º semana de agosto ou enquanto durarem as vagas.



Local de inscrição:Rua Dr Cesário Mota Jr, 429 (entre metrô República e Santa Cecília). São Paulo/SP.Próximo ao Makenzie.



CONTATOS PARA OS ALUNOS E INTERESSADOS:



Telefone: (0xx11) – 5016-3168

Email: cursoshumanistas@terra.com.br

Site: www.humanista.siteonline.com.br

Nenhum comentário: